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Idosa falando ao telefone
Foto destaque: entenda como utilizar a ouvidoria do INSS (Reprodução/Freepik)
Tempo de Leitura: 3 minutos

Ouvidoria INSS: guia simples e completo

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Você teve problemas com um atendimento no INSS, não concorda com uma decisão ou quer sugerir melhorias? Existe um canal exclusivo para isso: a ouvidoria. Ela é o caminho direto entre você e o Instituto, e pode ajudar a resolver pendências ou dar encaminhamento às suas solicitações. 

Neste artigo, você vai entender como registrar uma reclamação, quais os canais disponíveis e como acompanhar sua solicitação. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

Qual é o telefone da ouvidoria do INSS?

O meio mais direto de contato com a ouvidoria do INSS é o telefone 135. Ele funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). A ligação é gratuita quando feita de telefones fixos, públicos e celulares.

Ao ligar para o 135, você pode:

  • Fazer uma reclamação;
  • Tirar dúvidas sobre serviços do INSS;
  • Sugerir melhorias;
  • Solicitar informações gerais.

Esse é o canal oficial para registrar sua insatisfação com algum atendimento, serviço ou até mesmo com atrasos ou falhas no sistema.

Quais outros canais posso usar?

Além do telefone 135, existem outros meios igualmente eficazes para registrar manifestações na ouvidoria. Veja abaixo:

Fala.BR
A plataforma online do governo federal para manifestações está disponível 24h por dia, todos os dias. No site falabr.cgu.gov.br, você pode registrar reclamações, sugestões, elogios e denúncias. Para usar, é preciso ter um cadastro no sistema.

Carta pelos Correios
Se você prefere o método tradicional, é possível enviar uma correspondência para:
SAUS Quadra 2, Bloco O, Asa Sul – Brasília/DF, CEP: 70070-946.

Atendimento presencial
É possível comparecer à sede da ouvidoria em Brasília, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Outra opção é ir até uma agência do INSS próxima de você e solicitar orientações sobre o registro.

Como abrir uma reclamação

A reclamação pode ser registrada de três formas principais:

1. Por telefone (135)

Ligue e escolha a opção referente à ouvidoria. Tenha seus documentos em mãos (como CPF e número do benefício, se tiver). O atendente fará o registro e você receberá um número de protocolo para acompanhar depois.

2. Pelo site Fala.BR

Acesse o portal e preencha as informações solicitadas (tanto pelo celular quanto pelo computador). Depois de enviar sua reclamação, o sistema vai gerar um número de protocolo, que você deve guardar.

Idoso mexendo em laptop
Registro pode ser realizado pelo site (Foto: reprodução/Freepik)

3. Presencialmente

Você pode ir até uma agência do INSS ou à sede da ouvidoria em Brasília. Para isso, é importante levar documentos pessoais e, se possível, um relato por escrito do que deseja reclamar.

Tipos de manifestações aceitas na ouvidoria

Na ouvidoria, você pode registrar muito mais que apenas reclamações. Veja as opções:

  1. Reclamação: quando você se sente prejudicado por um serviço ou atendimento.
  2. Sugestão: para propor ideias de melhoria nos processos do INSS.
  3. Solicitação: pedidos formais para que o órgão tome providências específicas.
  4. Elogio: reconhecimento por um bom atendimento recebido.
  5. Simplifique!: quando deseja que um serviço seja menos burocrático.
  6. Denúncia: quando há indícios de irregularidade, podendo ser anônima.
  7. Acesso à informação: para pedir dados públicos do órgão.

Como acompanhar sua manifestação na ouvidoria?

Depois de registrar sua reclamação, é essencial acompanhar para ver se ela foi atendida. Existem três formas de fazer isso:

Site Fala.BR
Entre no site, clique em “Consultar manifestação” e digite seu número de protocolo. Ali você verá atualizações e eventuais respostas da ouvidoria.

Telefone 135
Você pode ligar novamente, informar o número do protocolo e solicitar o status da sua reclamação.

Presencialmente
Leve seu protocolo até uma agência do INSS e peça para o atendente consultar o andamento da sua manifestação.

Importante: se você fez uma denúncia anônima, também é possível consultar normalmente com o protocolo, sem precisar se identificar.

O INSS tem atendimento por WhatsApp?

Não. Por enquanto, a ouvidoria do INSS não oferece atendimento pelo WhatsApp. O telefone 135 e o site Fala.BR continuam sendo os canais oficiais para esse tipo de solicitação.

Dicas para facilitar sua reclamação na ouvidoria INSS

  • Seja objetivo: descreva o problema de forma clara e direta.
  • Guarde tudo: anote o número do protocolo e registre data e horário da manifestação.
  • Evite repetir: não registre a mesma reclamação em vários canais ao mesmo tempo.
  • Acompanhe com frequência: verifique se houve resposta ou solicitação de mais informações.
  • Evite linguagem ofensiva: além de não ser uma atitude ética, isso pode comprometer o andamento da solicitação.

Conclusão

Agora que você conhece todos os caminhos para fazer uma reclamação no INSS, ficou muito mais fácil exigir seus direitos e acompanhar o andamento dos seus pedidos.

Utilizar a ouvidoria é um direito de todo cidadão. Seja para corrigir um erro, tirar dúvidas ou sugerir melhorias, sua participação é essencial para tornar o serviço mais eficiente e acessível. Não deixe um problema se arrastar: tome uma atitude e utilize os canais disponíveis. Quanto mais pessoas se manifestam, mais o sistema pode evoluir. Vá em frente e faça valer sua voz!

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